Loan-to-Value ou LTV é um conceito muito utilizado no meio bancário. Se pensa em comprar casa, convém estar devidamente informado.
É sabido que, atualmente, nenhum banco financia uma aquisição a 100%. Nos tempos que decorrem, a maior parte dos bancos financiam entre 80% a 90% do valor do imóvel. Portanto, o LTV é um rácio que corresponde à percentagem de financiamento cujo banco disponibiliza consoante o valor do imóvel.
O LTV é financiamento através da seguinte fórmula:
LTV (%) = Montante do Empréstimo / Valor da garantia
O valor da garantia é, no caso do crédito à habitação, o valor correspondente à avaliação do imóvel comprado.
O LTV oscila dependendo dos seguintes fatores:
– O montante da entrada inicial;
– Preço da venda do imóvel e,
– Valor da avaliação do imóvel
Ao longo da vida do crédito habitação o LTV sofre alterações. O LTV vai diminuir à medida que vai pagando o seu Crédito e à medida que o valor da sua casa vai aumentando consoante o mercado imobiliário, zona e todos os fatores que influenciem a avaliação do imóvel.
O LTV é um rácio importante no crédito habitação uma vez que é o mesmo que determina o risco do empréstimo.
Assim, quanto maior for o valor do crédito comparativamente ao valor do imóvel, maior será o risco que o banco irá assumir. E se o risco aumenta, provavelmente ser-lhe-ão aplicadas condições de financiamento menos vantajosas, nomeadamente um spread mais elevado.
Quanto menor for o valor de financiamento comparativamente ao valor do imóvel, menor risco suportará o banco pelo que lhe serão aplicadas condições bem mais agradáveis.
Informe-se connosco na hora de comprar casa. Tome as melhores decisões em relação ao seu crédito Habitação junto de uma equipa especializada.