- Primeiro, comece por verificar qual a taxa de juro associada ao seu crédito habitação. Consulte o mercado e verifique qual o spread que está a ser praticado. Transferir o seu crédito Habitação poderá ser a solução. Se necessitar de ajuda, conte com a nossa equipa sem qualquer custo associado.
- Reveja a sua taxa de esforço, ou seja, some todas as prestações relacionados com créditos, divida pelo rendimento liquido do agregado familiar e multiplique por 100. Deverá ser preferencialmente inferior a 35%. Se ultrapassar, fale connosco.
- A maturidade dos empréstimos também é importante, pois quanto maior for o prazo mais baixa será a prestação. Mas lembre-se que o Banco de Portugal aponta para um prazo máximo de 30 anos para os consumidores com idade superior a 30.
- Prepare um fundo de reserva que vos permita acomodar esta subida da Euribor, sem percalços. Caso tenham algumas poupanças (ou um PPR).
- Se mantem outros créditos e a subida da Euribor colocá-lo em risco de incumprimento, tente antecipadamente renegociar os vossos empréstimos com os credores e promover uma solução satisfatória conjuntamente, o que está aliás previsto na lei.